Por característica dos tempos modernos, o mercado impõe às empresas uma ditadura de frequente atualização tecnológica, onde para continuarem competitivas precisam frequentemente acompanhar o modelo ora vigente, isso traz um problema não só para as empresas consumidoras de soluções informatizadas, mas também para muitas empresas de desenvolvimento de software, o de sempre estar atualizando seus sistemas em tecnologias atuais.

Para quem necessita estar com foco de trabalho na regra de negócio para manutenção corretiva ou evolutiva de sistema, muitas vezes não consegue investir tempo ou recursos para o estudo e testes de novas tecnologias, pois no mundo de TI o que hoje é vanguarda daqui a alguns meses pode estar obsoleto.

Assim, normalmente as empresas ficam com seus sistemas desatualizados, às vezes por muito tempo, perdendo não só vantagem competitiva sobre seus concorrentes bem como agilidade nos seus processos internos ou perdendo qualidade e produtividade de seus colaboradores, e quando decidem modernizar seus sistemas, o salto tecnológico é tão grande que descobre-se a necessidade de um esforço fenomenal do pessoal de TI para se atualizarem ou até mesmo um choque muito grande na rotina do usuário o que cria um severo stress de implantação.

É perante este cenário que a BPlus se posiciona no mercado de TI sendo provedora de soluções para modernização de sistemas, onde tem a missão de buscar, estudar e testar novas tecnologias, observando não só tendências mas a viabilidade de sua aplicação dentro do contexto de seus clientes. Com isso tanto as equipes de TI das empresas consumidoras como as empresas desenvolvedoras de software que utilizam nossos serviços podem direcionar sua energia ao aperfeiçoamento de seus sistemas focados nas regras do negócio, ficando com a BPlus a responsabilidade pelo repasse de conhecimento para modernização.

Formas de Atuação da BPlus para a Modernização de Sistemas

Capacitação

A Equipe de TI do cliente é treinada para a mesma desenvolver o projeto de modernização.

  • Equipe do cliente - desenvolvimento do projeto.
  • Treinamento da equipe do cliente.
  • Orientação.
  • Suporte durante o desenvolvimento.
  • A velocidade de execução dos trabalhos dependerá da capacidade da equipe em reduzir o tempo da curva de aprendizado.
  • Conhecimento da aplicação mantido pelo cliente.

Cooperação

A Equipe de TI do cliente é treinada, e o projeto de modernização é desenvolvido de forma conjunta com a equipe do cliente e da BPlus.

  • Equipe mista (cliente e BPlus) – desenvolvimento do projeto.
  • Serviços executados pela BPlus com acompanhamento ou coparticipação do cliente.
  • Treinamento da equipe.
  • Orientação.
  • Suporte.
  • Após o término da modernização a equipe técnica do cliente tem condições de manter os seus sistemas.
  • Esta forma de trabalho aumenta a velocidade de término do projeto em relação à simples capacitação da equipe do cliente.
  • Conhecimento da aplicação é mantido pelo cliente.

Terceirização

A modernização é efetuada pela fábrica de software da BPlus e ao final o conhecimento da tecnologia é repassada à equipe de TI do cliente para que a mesma tenha condições de manter os sistemas modernizados.


Workshop de Desenvolvimento

Após um treinamento customizado à realidade do cliente e focado em seu negócio, é eleita uma pequena aplicação a ser desenvolvida em conjunto com o consultor da BPlus, isso colocará em prática os conceitos do treinamento e deixará um modelo para a equipe de TI do cliente, sendo aditivo de serviço que dá velocidade ao resultado normal de treinamento diminuindo a curva de aprendizado com a prática e o modelo que ficará para orientação da equipe de desenvolvimento.